quarta-feira, 21 de julho de 2010

NÃO ENTENDO O PATRIOTISMO BRASILEIRO...

Terminamos a copa do mundo e algo me veio a cabeça agoraassistindo ao jogo do Corinthians, mais precisamente o começo durante o hinonacional. Há 4 anos atrás durante a copa do mundo eu assiste todos os jogos emlugares perto de casa, mas esse ano a coisa foi diferente, assisti em vários lugaresdiferentes, ou seja eu pude ver as reações na rua e sentir o clima do jogo que à 4 anos atrás eu não senti. 1 hora da tarde, pleno dia útil saiu do meu local de trabalho para almoçar e um transito infernal na avenida Tiradentes, varias vuvuzelas tocando e buzinas loucamente sendo acionadas. Parei 1 minuto para refletir, quando é que nós vemos os brasileiros se reunirem para algo? Quando é que vemos a população se unir para um propósito? Eu juro que eu tentei lembrarde algo, infelizmente não consegui.

O estranho de tudo isso é que você pergunta para alguém nessas épocas do ano se a pessoa tem orgulho de ser brasileiro e a resposta é um sonoro sim, nos estádios você vê um monte de amarelinhos gritando “eu sou brasileiro com muito orgulho e muito amor”, infelizmente de novo só vemos essas cantorias e essa alegria “patriótica” em ocasiões esportivas onde nós brasileiros estamos de alguma forma sempre gritando para provar para um adversário que somos melhores. Isso é triste.

Em alguns momentos invejo os americanos pelo seu patriotismo,seu amor pelo país, seu orgulho pela bandeira, sua dedicação para defender o país,seja ele no esporte ou na guerra. Nas suas casas não falta nunca uma bandeiraamericana, e eu acho isso muito legal. Mas porque nós brasileiros não somosassim?

Eu amo meu país, não trocaria ele por nenhum, amo a bandeira e adoro vê-la noalto de um prédio balançando, eu me arrepio quando o hino nacional toca e eutorço muito para que sejamos um país justo e melhor para se viver. Ainda assimcom seus defeitos eu amo.

Voltamos para a questão central, por que o brasileiro só é realmente brasileiroem época de copa do mundo? Por que você só vê as bandeiras balançando e acidade toda pintada de 4 em 4 anos? Tudo futebol é a paixão nacional, mais é a únicaque vale?

O Brasil perdeu o jogo e o que agente viu? Apenas ira... Pessoas insatisfeitasporque o Brasil simplesmente não pode ser superado no futebol, é proibido deperder, mas as coisas não funcionam assim. Duas situações para mim foram bemmarcantes na copa, uma foi o caso da França e aquela encrenca toda, e o governoFrancês entrando também na confusão, e a explicação foi a seguinte “quando tempessoas levando a bandeira da frança, representando aquele país, de formaalguma pode ser envergonhada diante do mundo” para mim foi uma situação quereflete bem como devemos ser, vestiu a camisa do Brasil, honre perdendo ouganhando. A outra situação foi quando o Uruguai perdeu, uma multidão nas ruasdo país aplaudiram a sua seleção, e eu pergunto, essa não deveria ser a atitudecorreta de todos?

As empresas liberam seus funcionários em dias de jogo de futebol, o país para,mas vamos recapitular, é apenas um jogo de futebol, não sou contra, mas sevamos para por causa de um esporte podemos muito bem parar para coisas maisimportantes e vestiar a camisa verde amarela não apenar quando tem jogo.

É muito fácil dizer que é brasileiro quando o Brasil estaganhando, mas continuamos sendo brasileiros quando ele perde, quando os políticosroubam, quando você ganha pouco no final do mês, enquanto tem gente que passafome. Essa é a realidade do nosso país, não devemos amar as coisas erradas, masdevemos amar o país, pois só assim lutaremos por uma nação melhor.


Não tenha orgulho apenas quando o Brasil está em campo, poisquem está em campo é um técnico e 11 jogadores. O Brasil é muito mais do que isso, e merece muito mais de todos, por isso tenha orgulho sempre.

Vão me xingar, mais fui sincero e realista!

By WILL

8 Comentários:

Anne ♫ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anne ♫ disse...

' ' Eu sou contra o anti-patriotismo, quem valoriza demais as coisas lá fora, e esquece das belezas daqui, mas concordo com voce Wiil, o brasileiro só se acha pertencente a esse país quando ganha algum título, ficamos tão preocupados com a imagem lá fora, que nos esquecemos de cuidar daqui por nós mesmos! Otimo texto! =]

Taavolino disse...

É Brasil, meu querido!
Por isso torci pela Argentina, eles perderam na mesma fase que o Brasil, com um resultado muito "vergonhoso", mas quando os jogadores voltaram para a Argentina, foram aplaudidos. Aqui o Dunga e o Felipe Melo são crucificados, como se eles também não quisessem ganhar... ¬¬

União nas eleições, que tal? Dúvido!

Ótimo texto, parabééns!

Anônimo disse...

Por isso preferi nem me descabelar assistindo a Copa...

Will, parabéns pelo ótimo texto!

OLIVEIRA, Marcela de disse...

Olha, em tese devo concordar ctg. Ser brasileiro não significa torcer pelo Brasil. Ser brasileiro significa honrar pelo Brasil,e em qualquer hipótese. Né?

Eu amo esse país, mesmo com todas as falcatruas que persistem em atuar nele. Entretanto, eu não tenho orgulho de dizer que o Brasil é o único país a cobrar mais de 80 tipos de IMPOSTOS, com taxas absurdas!
Ou então, que os programas de governo(bolsa família, SAN,FUNDEB, FGTS,Luz para Todos e etc)NUNCA funcionam, ou funcionam para alguns - com interesses estratégicos.
Entre outras coisitchas..
E o meu "não orgulho", não é por as coisas não funcionarem somente, é devido a falta de vergonha na cara daqueles que se dizem brasileiros e que ditam leis e regras(políticas)! Que os programas só não funcionam pq os "poderos brasileiros" preferem fazerem outras coisas em vez de cuidar da sociedade.
E não me venha com desculpa do tipo "falta verba", Brasil está entre os 10 países de maior PIB, fora o VASTO conjuto territorial de riquezas naturais e alimentícias...
#porraBrasil

Mas olha, dizer que tem inveja de americano por seu patriotismo....
Nos leva a pensar, será que esse patriotismo TODO existe mesmo? Ou fica só nos clichês midiáticos?
Do mesmo modo com que foi inserido o "patriotismo" em meados de 1917, 1940, isso sem falar de Guerra Fria, ou adquirir o maior poder de armamentos nucleares...
Realmente... God Bless America! ^^

Pri disse...

Parabéns pelo texto, mas tenho que dizer que concordo com você em partes. No meu modo de ver, o futebol é mesmo só uma desculpa, no fundo, no fundo, acho que o brasileiro é mesmo meio timido, e não tem desculpa melhor para gritar que sou brasileiro com muito orgulho em copa do mundo, e a revolta de se perder na copa, nem é tanto pelo futebol em si, mas também é uma desculpa pra se revoltar pelas "desgraças" desse país. Não sei ao certo se tenho ou não orgulho de ser brasileira, mais concordo com você não trocaria de país por nenhum outro. Mais acho sim que o futebol não passa de uma desculpa, um motivo pra xingar alguém sabe, extravassar!
Eu acho....

Anônimo disse...

Lá fora o Brasil se resume em futebol e carnaval e só levantamos a cabeça nesses eventos, temos muito que mostrar e principalmente com qe nos revoltar para fazer um país melhor. O que incomoda é o comodismo da população.

Anônimo disse...

Gostei do post :)

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes